Psicologia Comportamental Cognitiva. Considerações Gerais. - Estela Psicóloga

Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP-HU)

Especialista em Terapia de Casal e Família (Teoria Junguiana)

Especialista em Teoria Junguiana (Instituto Sedes Sapientiae - SP

Mestre Pela PUC-SP

Especialista em Constelações Familiares e Soluções Sistemicas (Instituto KOZINER - SP)
Psico. Estela - Psicóloga Clínica - Mestre/PUC-SP
Ir para o conteúdo

Psicologia Comportamental Cognitiva. Considerações Gerais.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Psicologia Comportamental Cognitiva. Considerações Gerais.
Burrhus Frederic Skinner, nasceu em Susquehanna, Pensilvânia, no dia 20 de março de 1904. Faleceu em Cambridge, no dia 18 de agosto de 1990. Foi autor, escritor, pesquisador e psicólogo norte-americano.

Skinner orientou trabalhos pioneiros com a psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem essa que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética (árvores da genealogia humana), o ambiente (cultura) e a história de vida do propenso indivíduo.
Skinner
A base do trabalho de Skinner pretende e ousa, compreender o comportamento humano através do comportamento operante. Skinner afirma que o seu interesse era em compreender o comportamento humano e não o manipulá-lo.

O trabalho de Skinner é o complemento, e o coroamento de uma escola psicológica, a escola do comportamento. Skinner adotava práticas experimentais derivadas da física e outras ciências e foi na sua época o seu objeto de inovação.

Outros importantes estudos do autor referem-se ao comportamento verbal humano e a aprendizagem.

Características da terapia comportamental-cognitiva:

Ao contrário de outras linhas da psicologia, a terapia cognitiva comportamental ou comportamental-cognitiva, tem uma abordagem diretiva, isto é, possui objetivos claramente definidos e, consequentemente, com um prazo específico para a conclusão. Isto faz sentido se pensarmos que, ao invés de ter uma busca geral pelo autoconhecimento, o foco da TCC (sigla para Terapia Comportamental Cognitiva) é resolver uma dificuldade, um problema ou sintoma.

Assim, se o sujeito busca a terapia para curar o seu medo de andar de avião, o terapeuta não vai investigar toda a sua infância, seus sentimentos mais profundos e assim por diante. Como há um objetivo específico, (curar o medo de andar de avião), a terapia vai se limitar a resolver este problema, e terá o seu fim quando o medo de andar de avião for superado, provavelmente em algumas sessões.

Como o objetivo é descobrir as causas cognitivas para dificuldades comportamentais, o terapeuta vai investigar quais são os pensamentos, sentimentos e crenças negativos ou destrutivos que estão atrapalhando o sujeito a realizar uma dada ação.
 

Digamos que o pensamento por trás de um medo qualquer seja a resultante de um exemplo traumático ou desagradável para o sujeito em questão. Se esse sujeito visualiza cenas de destruição, morte, sofrimento, agonia, dor fogo, fumaça, e outras imagens contendo situações e expectativas desandáveis. Com as técnicas específicas, tais pensamentos serão avaliados e modificados para que o medo gradualmente desapareça.
 

A base, portanto, da TCC é que os pensamentos, sentimentos e crenças (cognições) desempenham um importante papel nos comportamentos. Se na terapia comportamental o enfoque maior está na influência do meio ambiente sobreo  comportamento (embora o chamado comportamento encoberto também tenha sido estudado), na TCC a perspectiva é a de que o que acontece “dentro” do indivíduo, em sua cognição, tem maior relevância para ele.

 
Exemplos dastécnicas aplicadas naTCC:
Pensamentos automáticos
  • Identificação, questionamento e correção de pensamentos automáticos,
  • Reatribuição e reestruturação cognitiva,
  • Ensaio cognitivo e outros procedimentos terapêuticos de imagens mentais.
  • Agendamento de atividades (tais como exercícios propostos),
  • Avaliações de prazer e habilidade,
  • Prescrições comportamentais de tarefas graduais,
  • Experimentos de teste da realidade,
  • Role-plays, (é uma forma de jogo em que os jogadores muitas vezes fingem ser outra pessoa, em épocas diferentes ou nos dias atuais).
  • Treinamento de habilidades sociais e
  • Técnicas de solução de problemas,  entre outas.

Imagem mental
MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica
CRP: 06/52562-9
Rua Frei Caneca, 1047 - Cj. 618 - Consolação - CEP: 01307-909 - Fone: 0xx 11 997151956- A 30 metros da Av. Paulista! Estacionamento Fácil.
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing, Serviço & Comércio
Voltar para o conteúdo