Estela Noronha, Psicóloga Clínica. - Estela Psicóloga

Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP-HU)

Especialista em Terapia de Casal e Família (Teoria Junguiana)

Especialista em Teoria Junguiana (Instituto Sedes Sapientiae - SP

Mestre Pela PUC-SP

Especialista em Constelações Familiares e Soluções Sistemicas (Instituto KOZINER - SP)
Psico. Estela - Psicóloga Clínica - Mestre/PUC-SP
Ir para o conteúdo

Estela Noronha, Psicóloga Clínica.

Estela Noronha
Olá!

Sou formada em Letras e em Psicologia. Como psicoterapeuta, atuo há quase 20 anos dentro das abordagens junguiana e comportamental –cognitiva. Sou supervisora clínica junguiana e palestrante (com participações na mídia: rádio, televisão e internet), nas áreas da psicologia, religiosidade e comportamento.

No meu trabalho clínico, tenho como principal linha de atuação a psicologia analítica junguiana. Esta abordagem é conhecida como uma das psicoterapias de base profunda, pois, além de trabalhar as questões atuais e emergentes que o indivíduo traz ao setting terapêutico, também o auxiliará no processo do seu autoconhecimento. Entre alguns conceitos-chaves que abordo para a compreensão do inconsciente destaco: a análise do sujeito através dos sonhos, dos símbolos e das imagens arquetípicas e da sombra que brotam do seu inconsciente e atuam no comportamento humano.

A psicologia comportamental cognitiva é utilizada na terapia como um instrumento facilitador, pois suas técnicas e exercícios auxiliam na modelagem de novos comportamentos e levam a extinção comportamentos disfuncionais que prejudicam o paciente no seu cotidiano familiar, profissional, relacional e amoroso.

Minha experiência clínica me capacita a trabalhar com:

  • Transtornos de humor ou de afetividade: depressão e suas formas de manifestações.

  • Transtornos ansiosos: TAG (ansiedade generalizada), Síndrome de Pânicos, Fobia Social (timidez excessiva), TOC (obsessivo compulsivo), Agorafobia por lugares cheios, multidões, espaços abertos, túneis, passarelas, pontes, ou lugares fechados como avião, elevadores, metrô, ônibus, congestionamentos, além das Fobias Específicas (animais, sangue, injeção, doença, entre tantos outros).


  • Baixa assertividade e autoestima.

  • Perdas, luto e estresse pós-traumático.

Algumas palavras minhas sobre qual é o papel do profissional da psicologia e o que poderei fazer por você!

C.G. Jung disse uma frase muito significativa que eu resolvi adotar como profissional:

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

É nisso em que eu acredito: a psicoterapia pode ser um encontro, não só de técnicas, mas de pessoas.  O psicólogo é antes de tudo um ser humano como você, com suas histórias, experiências de vida, valores e ética. O paciente é aquele que nos ensina um pouco mais sobre os sentimentos, sobre a vida e sobre nós mesmos. E A diferença entre eles, é que o primeiro está preparado através de estudos contínuos, das experiências profissionais e da busca do seu próprio autoconhecimento, a escutar a alma, a entender e acolher o sofrimento e as razões muitas vezes desconhecidas e temidas pelo seu paciente.

Com receio e vergonha de ser julgado, o indivíduo se fecha em conchas. É relevante que você saiba que julgamento não é função do terapeuta. Seu papel é entender porque a pessoa que está a sua frente,  diante de uma situação "X" sente, pensa e emite um determinado comportamento. Isso se chama empatia: colocar-se no lugar do outro para compreendê-lo sem julgamento, enxergá-lo com objetividade, como um ser a parte, independente do  psicoterapeuta e dos seus valores.

É importante desmistificar que, o profissional em psicologia não é um mágico, salvador ou místico. Não tem respostas milagrosas e soluções instantâneas. Porém, ele é a pessoa que está disposto a te ouvir atentamente. Ouvir não apenas o que é dito, mas muito mais, o que não se consegue falar, o que está guardado dentro de cada um, num profundo silêncio. Isto não é ler mente! É a conexão entre o psicoterapeuta e o pacientre no intuito de entender e a ajudar as aflixões que atigem a alma daquele que o procura.

Muitas vezes, parece que a realidade insiste em ressaltar a nossa impotência. Fragilizadas, as pessoas se colocam em situações prejudiciais. Tornam-se tristes, depressivas e confusas. E mesmo reconhecendo que não estão bem, não entendem o mecanismo que as levaram a este estado. Ter o acompanhamento de um profissional capacitado fará desta jornada uma busca interior segura e menos solitária. O psicólogo o auxiliará a devolver a autonomia psíquica e emocional, pois está preparado para detectar os seus conflitos e a desenrolar, junto com você, o emaranhado de emoções e problemas que tomou conta de sua vida e a reintegrar as partes, antes fragmentadas.

Assim sendo, faço-lhe um convite: venha se conhecer e descobrir que não existe apenas a tristeza, o sofrimento, a culpa e o medo. A culpa que te paralisa, te cega e que te faz adoecer. O medo que te despotencializa e prejudica sua capacitade de pensar, de planejar e de realizar. Há um sentido maior de vida, que não está fora, não é no outro e nem na perfeição, mas está dentro de si e na aceitação daquilo que você é como pessoa.

Caso você esteja em dúvida se deve ou não marcar uma consulta, pense na seguinte frase:
“Um conflito insolúvel é, antes de qualquer coisa, um estancamento da vida”. (C. G. Jung).
Não está na hora de você se dar uma chance? Nada mudará se você não fizer o primeiro movimento...

Marque uma consulta, terei o maior prazer em ouví-lo (a) e esclarecer as dúvidas pertinentes ao seu processo de cura terapeutica.


MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica - Mestra pela PUC/SP
CRP: 06/52562-9

Curriculum Vitae – CNPq:

  • Mestre  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).
  • Especialista em Terapia Junguiana e técnicas corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae.
  • Especialista em Terapia de Casais pela abordagem junguiana.
  • Especialista em Terapia Comportamental Cognitiva pela USP-HU.
MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica
CRP: 06/52562-9
Rua Frei Caneca, 1047 - Cj. 618 - Consolação - CEP: 01307-909 - Fone: 0xx 11 997151956- A 30 metros da Av. Paulista! Estacionamento Fácil.
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing, Serviço & Comércio
Voltar para o conteúdo