Ansiedade e a Síndrome do Pensamento Acelerado - Estela Psicóloga

Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP-HU)

Especialista em Terapia de Casal e Família (Teoria Junguiana)

Especialista em Teoria Junguiana (Instituto Sedes Sapientiae - SP

Mestre Pela PUC-SP

Especialista em Constelações Familiares e Soluções Sistemicas (Instituto KOZINER - SP)
Psico. Estela - Psicóloga Clínica - Mestre/PUC-SP
Ir para o conteúdo

Ansiedade e a Síndrome do Pensamento Acelerado

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Ansiedade e a Síndrome do Pensamento Acelerado


“Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade. ”
                                                    Dr. Augusto Cury, Ph.D.

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Irrita-se com facilidade? É impaciente? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Esquece-se das coisas com facilidade? Tem dores de cabeça ou muscular? Se você respondeu “sim” a algumas dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado, considerado pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século. Autor reconhecido internacionalmente, descreve a ansiedade com clareza e propõe um diagnóstico para lidar com que ele denominou de Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), que segundo ele, é uma das doenças mais penetrantes e perturbadores da atualidade. Esse texto traz a síntese de suas ideias que constam no livro: Ansiedade: como enfrentar o mal do século.

Ansiedade, sintoma característico da pós-modernidade.

Vivemos numa sociedade de excessos, urgente, rápida e ansiosa. Nunca as pessoas tiveram uma mente tão agitada e ansiosa. Paradoxalmente, quando as pessoas não se dedicam a atividades interessantes, elas facilmente se angustiam. Porque não são apenas as drogas psicotrópicas que viciam, mas também o excesso de informação, de trabalho intelectual, de atividades, de preocupação, do uso de internet ou celular. A grande maioria das pessoas dirige carro, mas não consegue dirigir a próprias emoções, reações e pensamentos. Vivemos numa sociedade superficial e estressante que não nos ensina a desenvolver um Eu (o Ego) “gerente”, maduro, inteligente, cônscio dos seus papéis fundamentais. É quando o psiquismo encarcerado é capitaneado por doenças psicossomáticas, depressão, discriminação e bulling.
Ansiedade e SPA
Um novo tipo de escravidão surge: se antes, algemava-se o corpo; hoje, algema-se a psique. Dantes, havia carrascos que puniam os encarcerados; hoje, nós mesmos nos encarceramos. Outrora, a jornada de trabalho era inumana, de doze ou catorze horas diárias; hoje, devida à SPA, a jornada de trabalho mental é insuportável, não descansamos. Tornamo-nos máquinas de pesar, mas o pensar para fora, para o exterior.
É notável que parte dos seres humanos não sabe ficar só, se interiorizar, refletir sobre as nuances da existência, “se curtir” ou ter um auto-diálogo. Quase nada sabemos sobre o mundo que somos “o universo psíquico” que carregamos. Ou seja, as pessoas raramente conhecem a si mesma. C. Jung, pai da psicologia analítica tem uma frase que sintetiza maravilhosamente bem o fenômeno, quando disse: “Não saias; é no interior do homem que habita a verdade”. Cury com sua teoria propõe a mesma e cuidadosa investigação interior e a busca da autorrealização.

SPA: A Síndrome do Pensamento Acelerado.
A Síndrome do Pensamento Acelerado provavelmente atinge mais de 80% dos indivíduos de todas as idades, de intelectuais a iletrados, de médicos a pacientes. Sem perceber a sociedade moderna (consumista, rápida e estressante), alterou algo que deveria ser inviolável, o ritmo de construção de pensamentos, gerando consequências seriíssimas para a saúde emocional, o prazer de viver, o desenvolvimento da inteligência, a criatividade e a sustentabilidade das relações sociais.  Uma das características mais marcantes da SPA é o sofrimento por antecipação e o crescente adoecimento coletivo.

Principais sintomas associados à Síndrome do Pensamento Acelerado, os quais também são encontrados nos demais transtornos ansiosos:

  • Ansiedade;
  • Mente inquieta ou agitada;
  • Insatisfação;
  • Cansaço físico exagerado: acordado cansado;
  • Sofrimento por antecipação;
  • Irritabilidade e flutuação emocional;
  • Impaciência: tudo tem que ser rápido;
  • Dificuldade de usufruir a rotina (tédio);
  • Dificuldade de lidar com pessoas lentas;
Sintomas SPA

  • Baixo limiar para suportar frustrações (pequenos problemas causam grandes impactos);
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular (principalmente ombro e pescoço);
  • Outros sintomas psicossomáticos (queda de cabelo, taquicardia, aumento da pressão arterial, etc...);
  • Déficit de concentração;
  • Déficit memória;
  • Transtorno do sono ou insônia.
Atenção Informações complementares nos links sugeridos abaixo e à sua esqueda.

Marque uma consulta, terei o maior prazer em ouví-lo (a) e esclarecer as dúvidas pertinentes ao seu processo de cura terapeutica.

Você pode achar interessante outras informações sobre:
MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica
CRP: 06/52562-9
Rua Frei Caneca, 1047 - Cj. 618 - Consolação - CEP: 01307-909 - Fone: 0xx 11 997151956- A 30 metros da Av. Paulista! Estacionamento Fácil.
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing Serviço & Comércio
Realização: Market-Ing / Real Marketing, Serviço & Comércio
Voltar para o conteúdo