Desejos de Ano Novo: Realize
Desejos de Ano Novo: Realize
Entrevista concedida ao Portal Vital (um site da empresa UNILEVER - Brasil) por intermédio do jornalista Raphael Praim da agência de conteúdo Pros (PR Outstanding Solutions ) em 21 de dezembro de 2015.


- Como definir prioridades realistas, ou seja, que podem objetivamente ser cumpridas? Dê exemplos do que é e do que não é factível.
Estela: prioridades realistas são aquelas que levam em conta: objetivo, realidade, possibilidade e organização.
Exemplo do que é factível:
Objetivo: esse ano quero comprar um carro novo.
Realidade: meu salário permite que eu compre um carro de porte médio.
Possibilidade: posso guardar entre 20% a 30% do meu salário todo mês.Organização: planejamento financeiro para guardar o mínimo necessário para alcançar o meu objetivo.
Exemplo de frustração:
Objetivo: esse ano quero comprar um carro novo de luxo.
Realidade: meu salário não comporta a compra de um carro de luxo.Possibilidade: faço empréstimos para alcançar o meu objetivo.
Organização: qundo não existe. Falência financeira. Nome sujo no mercado.
- O que as pessoas esperam ao listar suas prioridades de final de ano? O que as motiva e como identificar as motivações equivocadas e aquelas que realmente são corretas e que podem ajudar a alcançar o que se deseja?
Estela: a prioridade de final de ano tem muito a ver com a função simbólica de fechar e de abrir os ciclos da vida. O ano novo traz consigo a possibilidade de reorganização, reflexão e prospecção de objetivos. A cada ano que passa as pessoas sentem necessidade de fazer uma avaliação dos pontos positivos e negativos, dos objetivos alcançados ou não. Uma reestruturação do futuro, nem que seja próximo, se faz necessária. Motivações equivocadas, projetos e sonhos que não avançaram precisam ser atualizados e revistos. A data é propícia para incentivar o exame de consciência e abraçar o ano vindouro, tanto no plano individual, quanto no coletivo. A marcação do tempo dá aos seres humanos uma sensação de controle sobre o próprio destino.
- Qual a melhor maneira de realizar as prioridades? Quais esforços têm de ter para alcançar os objetivos?
Estela: como disse acima, tendo prioridades realistas para que o esforço não seja em vão e gere frustração. Uma sequencia objetivos não alcançados leva o indivíduo a se sentir fracassado. Com o tempo ele acaba por desistir dos seus “sonhos” e a não ter mais objetivos. Porém, sonhar também é preciso, porque nos ajuda a enfrentar as dificuldades da vida. São como bússolas para o nosso coração que nos renovam sempre de esperança e nos enche de coragem. Portanto, os esforços para alcançar os objetivos precisam do equilíbrio entre realidade e sonho.
- Depois de alcançados os objetivos, quais cuidados deve-se ter para que as conquistas se mantenham?
Estela: é importante sempre revisitarmos nossos sonhos, nossos objetivos. Como tudo na vida, às vezes ele perde o prazo de validade. Ou seja, não faz mais sentido e pode ser substituído. Ou então, o contrário, um “up grade” se faz necessário para a manutenção do que foi conquistado. Além da organização pessoal, o que define o objetivo é o quanto você está atendo as suas necessidades ou sua capacidade para a autoanálise. São esses elementos que definirão a manutenção ou não das conquistas.
Você pode achar interessante outras informações sobre:
MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica
CRP: 06/52562-9