Como é a terapia de casal.
Terapia de casal.
A terapia para casais tem as mesmas dinâmicas que a psicoterapia individual. Está focada em um ganho na qualidade da relação comunicativa entre as partes. Sempre que esse ganho de qualidade na comunicação se verifica, passa ser possível a compreensão da situação em que se encontra o casal e de cada um entre os seus pares. Dentro desse cenário de entendimento e participação, será possível uma resolução que vise a manutenção da união conjugal do casal ou a sua separação respeitadas as integralidades individuais.

O casamento, (seja ele formal ou não – heterossexual ou homo afetivo), traduz-se pela união de duas pessoas, portanto de duas personalidades para formar-se uma terceira “força” viva, inteira e cheia de potenciais exclusivos. Essa união de indivíduos deve ser a resultante de um instrumento de percepção de si mesmo (individuação), e ser também o facilitador da sua percepção sobre o outro.

As demandas mais recorrentes em meu setting estão entre outras:
- Intromissão dos demais familiares na vida do casal;
- Divisão parcial de responsabilidades (quando um dos cônjuges se sente mais sobrecarregado do que o outro);
- Questões de ordem financeiras;
- Desarranjos financeiros do casal, desemprego. Responsabilização financeira por uma das partes;
- Excesso de trabalho;
- Solidão no casamento;
- Falta de comunicação;
- Aprisionamento moral e circunstancial ao casamento;
- Dificuldades no relacionamento com os filhos;
- “O outro não me entende; ”
Quanto a dinâmica metodológica a ser desenvolvida por mim e pelo casal, ela segue as linhas gerais que estão explicadas na página “O que é psicoterapia individual” (clique aqui).
Marque uma consulta, terei o maior prazer em ouví-lo (a) e esclarecer as dúvidas pertinentes ao seu processo de cura terapeutica.

MSc. Estela Noronha
Psicóloga Clínica
CRP: 06/52562-9